quinta-feira, 9 de maio de 2013

Por que o Dilúvio? Gn 6

Em Gênesis 6:1-2, temos um triste relato da decadência espiritual dos descendentes de Sete. Isto teve início quando eles começaram a se casar somente com base na atração física. Em todas as épocas, Deus tem pedido ao seu povo que somente se casem com aqueles que da mesma maneira servem ao Deus verdadeiro.

Deus simplesmente não "matou o povo", antes do dilúvio houveram várias tentativas para que o povo abrissem os olhos e se voltassem a Deus. Exemplo:

-Deus usou Enoque e Noé
- Deu 120 anos para todo o humano ter tempo de se arrepender
- 6:4 - os valores já haviam se invertido e agora os homens maus e brutos eram os"heróis" do povo


Os dias de Noé

 - Lucas 17:26. Nosso Senhor apontou que as características da vida antes do dilúvio reapareceriam antes da Sua segunda vinda. Tendo em vista as condições atuais, como isto nos instiga a olharmos para a vinda de Cristo. Note as características mencionadas:
1. Preocupação com o prazer físico - Lucas 17:27.
2. Explosão do conhecimento - Gênesis 4:22.
3. Atitudes Materialistas - Lucas 17:28.4. Rejeição à Palavra de Deus - I Pedro 3:19.
5. Aumento da População - Gênesis 6:1 e 11.
6. Propagação da Violência - Gênesis 6:11-13.
7. Atividade Sexual Ilícita - Gênesis 4:19.
8. Disseminação da Blasfêmia - Judas 15.

Deus amava o seu povo, e não foi por ódio que decidiu exterminar a terra com o dilúvio. Deus ama seus filhos mas precisa corrigir o pecado e julgar cada um mediante suas atitudes e decisões.

A Arca x Jesus Cristo

1. A Arca foi uma provisão Divina. A salvação não se originou do plano do homem mas do plano de Deus [João 3:16].

2. A Arca foi um lugar de refúgio da ira de Deus [João 3:18].

3. A Arca possuía apenas uma porta. Quando Deus a fechou, cessou toda a oportunidade de misericórdia. Cristo é a porta, mas, os convites para entrar não serão estendidos para sempre.

4. A Arca era um lugar de absoluta segurança para aqueles que estavam dentro dela [João 10:28-29].

5. A palavra traduzida por betume é diferente da palavra usualmente usada no Velho Testamento. A palavra usada aqui (Hebraico kopher) é traduzida como “expiação” em muitas outras partes do Velho Testamento [Levítico 17:11]. Na forma de substantivo ela simplesmente significa “cobertura”. Certamente isto aponta para o sangue de Cristo que faz expiação por nossos pecados e nos esconde da ira de Deus.

A fé de Noé

Como nós devemos admirar Noé. Ele creu e agiu baseado na Palavra de Deus. Sem dúvida o mundo zombou, mas Noé os advertiu diligentemente [II Pedro 2:5]. A construção da Arca é mencionada no grande capítulo dos “heróis da fé”, como um dos monumentos da fé [Hebreus 11:7]. Como alguém disse lembrando Hebreus 11:7: “Noé não pude convencer o mundo pela sua pregação, mas condenou o mundo pela sua fé e obediência”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário