quinta-feira, 18 de julho de 2013

As promessas de Deus sobre Abraão

Genesis 16

Sara quis "ajudar a Deus" em sua promessa. E deu a Abraão sua serva Agar, para que eles se deitassem e desse uma filho para Sara.
 Abraão acabou aceitando uma proposta que não era da vontade de Deus. E esse atalho veio justamente de sua própria mulher. Muitas vezes a tentação vem através de quem está mais perto de nós.

O Pecado Causa dores - Gn  21: 9-21

Depois de Agar ter tido um filho com Abraão, Sara também teve Isaque. O fato de Abraão ter um filho com a serva Agar, Causou ciumes em Sara, que exigiu que Agar fosse mandada embora com seu filho. E foi isso que aconteceu. Abraão mandou Agar ir embora com seu filho Ismael, grande foi a dor para isso, mas Deus o prometeu que seu filho seria abençoado.
 Imagine a dor que Agar deve ter sentido ao perceber que Abraão estava mandando seu próprio filho embora. Ela deve ter se sentido desprezada e usada, pois quando não precisou mais, Abraão a dispensou.


O Amor de Deus por Abraão

No capítulo 15 de Gênesis nós vimos que a aliança que Deus fez com Abraão era incondicional. Isto é novamente ilustrado no capítulo 17. Nem as falhas de Abraão, nem sua falta de fé, ou mesmo o passar dos anos, mudaram a intenção de Deus de manter a Sua palavra. A todo momento Deus fazia questão de lembrar à Abraão o quanto Ele o amava e quantas promessas ainda tinha para a vida deste homem. Mesmo Abraão pecando, Deus o amava incondicionalmente.

A demora no cumprimento da Promessa
Depois que Sara quis adiantar os planos de Deus, dando Agar como mulher de Abraão, ainda se passram 13 anos até que Isaque nascesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário