quarta-feira, 24 de julho de 2013

Gênesis 19 - A destruição de Sodoma e Gomorra

Ló era sobrinho de Abraão e escolher Sodoma e Gomorra para habitar (o lugar na época em que ele e Abraão se separaram era maravilhoso fisicamente.)
 A cidade estava corrompida e iria destruí-la. Por Ló ter um coração voltado para Deus, o Senhor resolveu polpa-lo.
 Envio a ele dois homens (os mesmos que havia enviado à Abraão). Nota-se que Ló também possuia a sensibilidade espiritual porque se importou muito com aqueles homens. Deu-lhes um lugar para dormir.

 Os homens da cidade viram os estranhos e então queriam ter relações com eles. (a cidade já estava tão nojenta, que era comum essas práticas sexuais). Ló defendeu os seus hóspedes e teve uma atitude covarde: ofereceu àqueles homens as suas 2 filhas virgens (Ló não havia ainda aprendido a confiar na provisão do Senhor). Mas antes disso acontecer, os homens enviados por Deus cegou aqueles pervertidos.

Ouvindo a voz do Senhor, Ló foge com esposa e filhas e vai para uma montanha. A mulher de Ló ainda estava com o coração naquela cidade nojenta, e olhou para trás. Deus havia avisado para que não olhassem, e então ela virou uma estátua de sal.

 Deus destruiu Sodoma e Gomorra. Na cidade que Ló e suas filhas ficaram não haviam homens. Para continuar a descendencia, elas embebedaram o pai e tiveram relação com ele. As duas ficaram grávidas dele e deram origem ao povo moabita e amonita - que deu muito trabalho à Israel.

 Neste trecho se ve o quanto as filhas de Ló não haviam principios morais, religiosos e espirituais. Nada justifica o ato que cometeram. Este ato chama-se incesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário