quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O pecado de Judá - Jesus teria que vir desta linhagem - Gn. 38

 Judá toma sua própria nora (disfarçada de prostitua) sem saber e deita-se com ela. Ela faz isso de propósito pois era viúva e não tinha mais marido.
 Este capitulo mostra tamanha vergonha que estes homens fizeram ao cometer tais pecados.
A Biblia é cheia de histórias apavorantes sobre morte, adultério, cobiça, trapaça... tudo isso Deus permitiu que fosse colocado em seu livro para mostrar a gravidade do pecado.
 Novelas, filmes, seriados também mostram tudo isso, mas nos apresenta algo bom e prazeroso. A Bíblia é nosso manual para que não cometamos os meus pecados que nossos antepassados cometeram.


Considere o seguinte:
A. Judá seria a tribo pela qual Cristo viria a nascer [Mateus 1:2-3, Apocalipse 5:5]. Isto significa que um dos filhos de Judá estaria na linhagem Messiânica.

B. Ao interromper a concepção, Onã estava tentando impedir que a linhagem do primogênito tivesse continuidade. Nos perguntamos a nós mesmos até que ponto este jovem tinha conhecimento disto. Ele era apenas uma pessoa egoísta que não desejava dar continuidade a memória do seu irmão, ou existe outra razão para isso? Talvez a sua mãe lhe tivesse ensinado a amar a religião Canaanita. Talvez ele desejasse realmente interromper a linhagem Messiânica. Talvez seu irmão tenha sido morto pelo mesmo motivo [vers. 7]. Será que estes dois jovens determinaram não ter filhos para que a linhagem de Cristo fosse interrompida?

Embora tudo isso pudesse ter acontecido, nós sabemos que Satanás estava trabalhando aqui. Ele queria tornar impossível o nascimento de Cristo. Desta forma, nós vemos uma batalha antiga sendo travada [Gênesis 3:15]. Satanás tentou destruir Cristo antes mesmo dEle nascer. E depois do nascimento do Senhor Jesus, Satanás tentou destrui-Lo antes que Ele pudesse chegar até a cruz [Mateus 2:16].

Judá quis queimar Tamar quando soube que ela era uma prostituta, mas mal sabia ele que ela era a mesma mulher que havia tido relação anteriormente. É fácil julgar a atitude dos outros e não olhar para as nossas, que muitas vezes, é bem pior.

Em Gênesis 38, somos lembrados também da espetacular linhagem e encarnação de Cristo. Na genealogia de Cristo encontramos Raabe a meretriz, Rute a Moabita e aqui Tamar que praticou um incesto. Cristo realmente se humilhou a si mesmo para ser feito à semelhança dos homens pecadores [Romanos 8:3]. Ele verdadeiramente deixou a Sua glória para vir a este mundo. Lembre-se, portanto, que o nosso Salvador nasceu de uma virgem, e nEle não há pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário